Caiu na rede...

A ideia desse blog é compartilhar com os usuários e interessados, informações relacionadas às redes sociais de forma interativa e descontraída. Curiosidades, novidades e tudo o que rola no ciberespaço você vê por aqui.
Entre e fique à vontade!

13 de novembro de 2010

Orkut X Facebook. Eis a questão

Há alguns meses noto que o boom das redes socias no Brasil, chamado Orkut, tem perdido seus usuários. Como diria aquela velha expressão"Devagar e sempre", cabe direitinho nessa mudança de comportamento. Ressalto aqui que um simples compartilhamento feito no meu perfil do facebook rendeu alguns comentários que de pessoas que afirmavam que mesmo há poucos dias na rede(FB) já achava muito melhor e que possivelmente o orkut estaria com os dias contados. Outra dizia que acessava muito mais o FB.

É meus @migos tive que pesquisar sobre a tal mudança e encontro mais uma vez, a pesquisadora e expert no assuntos sobre redes, Raquel Recuero. Confiram.

Apontaria os três fatores pelos quais o Facebook vem dando certo no Brasil (com algumas inclusões):

  • Aplicativos e Jogos - Eu diria que um dos grandes fatores motivacionais (se não o mais importante) para a migração para o Facebook está nos aplicativos e, de um modo especial, nos jogos. Também consultei para empresas de jogos e fiquei impressionada com a aceitação e o papel dessas ferramentas no crescimento do Facebook. Não se enganem, apesar da interface do Facebook ser uma barreira à adoção no Brasil, é cada vez maior a motivação para aprender por causa dos jogos. E o que é mais curioso: Essa adoção se dá entre usuários que não são normalmente early users. Como o jogo é adotado em grupo (a graça é jogar com e contra os amigos), há um grande espalhamento de convites para as redes offline, o que contribui para o crescimento do FB por aqui.
  • Ilusão de maior privacidade - Já comentei isso, mas um dos maiores problemas do Orkut hoje é a questão da privacidade. Essa é uma preocupação recente, especialmente entre os usuários de classes mais altas. O Facebook tem sérios problemas com a privacidade, mas passa a ilusão de que é mais privado. Além disso, muita gente descobriu as benesses de ter um grupo menor de pessoas adicionadas na sua rede social e como tem menos gente no Facebook, a rede não está muito clusterizada ainda e é possível ter menos gente com acesso ao seu perfil.
  • Diferenciação - Apesar de menos importante, eu apontaria a migração também pela diferenciação e de criação de fronteiras que foram apagadas no Orkut. As pessoas migram também porque querem estar num espaço diferente, onde não estão as partes negativas do Orkut/as populações e etc. Está baseada na ilusão de privacidade que falei acima.

Tem muitas questões que precisam ser observadas aí. Mas sim, acredito que o Facebook já é uma ameaça ao Orkut no Brasil. Não vejo uma migração em massa para o FB a curtíssimo prazo. Mas vejo uma perda de valor no Orkut que pode acarretar numa divisão de populações considerável e numa queda expressiva no tráfego a curto e médio prazo (na verdade, li em algum lugar que a queda já ocorria). E a longo prazo, talvez uma perda de usuários igualmente expressiva. Até porque estamos vendo acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu na Índia. Vamos esperar para ver.

Fonte: www.pontomidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário