Caiu na rede...
Entre e fique à vontade!
25 de novembro de 2010
Redes sociais e marketing corporativo
As empresas cada vez mais se integram com as mídias digitais, na maioria delas, o objetivo é de atrair novos clientes e divulgar seus produtos assim como a própria empresas. Algumas delas inclusive estimula seus funcionários a interagirem com os clientes, para que os mesmos, se sintam ainda mais contemplados.
A matéria abaixo publicada no site mundomarketing.com.br fala sobre oum livro que trata do impacto das mídias sociais no marketing corporativo das empresas.
Chega o mercado “Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo”, uma publicação que se propõe a discutir o usos e os riscos das redes sociais dentro das empresas. O livro, publicado pela editora Com2B, apresenta números em relação às mídias sociais, tendências a fim de facilitar o entendimento da dinâmica dessas redes. O autor Fabrício Saad tem 12 anos de experiência como executivo de Marketing em grandes empresas e é articulista do Mundo do Marketing.
24 de novembro de 2010
Guia dá dicas para você não pagar micos e ainda se dar bem no Orkut
G1 ouviu consultores de imagens, cantores, apresentadores e blogueiros.
Eles contam o que perfis devem ter e quais os pecados das redes sociais.
As evidências dos equívocos estão, por exemplo, naquela foto em que o usuário aparece refletido no espelho do banheiro, na sequência de imagens que mostra a bebedeira do último churrasco, na péssima frase do "quem sou eu" ou na escolha de comunidades, digamos, inapropriadas.
Para evitar que você pague micos nas redes sociais – e por uma dessas infelicidades acabe parando no site Pérolas do Orkut --, o G1 elaborou um guia com dicas para fazer bonito nos sites de relacionamento. Consultores de imagem, apresentadores de TV, blogueiros e também um humorista contam o que um perfil descolado deve ter e o conteúdo do qual os usuários devem fugir ("corrão", como se aconselha no Twitter).
2) Comunidades bem escolhidas, afinal elas revelam a sua personalidade. As bandas do momento, os lugares bacanas que você frequenta e nada de comunidades bregas, porque elas acabam com a reputação!
3) Outra boa ideia é manter seu scrapbook organizado, deletar as propagandas e aqueles recados ctrl c+v (copiados e colados).
4) Nada de excesso de joguinhos e outras coisinhas na página principal, porque acaba sendo poluição demais.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Jamais revele seu endereço. Muita gente coloca o telefone, porque usa o Orkut para arranjar trabalho. Mesmo assim, quem realmente tiver interesse pode muito bem contatar por e-mail.
Antes de publicar qualquer foto, recomendo que pense bem se ela pode ser vista por qualquer pessoa. E qualquer pessoa inclui chefe, colegas de trabalho, colegas de escola/faculdade, família, professores e até mesmo tarados e assaltantes.
Menores de idade devem tomar ainda mais cuidado e não entrar em comunidades que revelem os lugares que frequenta (especialmente escola), para evitar a possibilidade de sequestro. Melhor se prevenir do que remediar.
Acho que ser você mesmo e fugir do modismo é o caminho para ter um perfil "cool".
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Frases manjadas no “quem sou eu”, tais como: "sua inveja faz minha fama", "a força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso", "pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo", "quem se descreve se limita", "gostou??? Pega senha!!!”, “me odeia? Tente me superar” e “só add quem conheço”.
Outra coisa que não pega bem é colocar no próprio livro de recados a frase “scrap lido, respondido e apagado”. Se a pessoa quer ler, responder e apagar, precisa deixar avisado para quem vai enviar um recado?
Também entra para a lista do que não se deve fazer participar de jogos em comunidades do tipo “beija ou passa", "tente escrever seu nome com o cotovelo", "o que você acha da pessoa acima" e "chuta ou leva pra casa". E um futuro empregador pode não gostar de encontrar um candidato em comunidades como "a preguiça mata? Morri", "odeio trabalhar", "odeio acordar cedo", "bebo até cair" e "odeio meu patrão". Podem ser fatores negativos na hora de uma possível contratação.
No álbum de fotos, pega mal colocar imagens feitas com o celular, em que a pessoa aparece em frente ao espelho do banheiro, do elevador e do quarto, por exemplo. Custa pedir para alguém bater uma foto sua? Aquelas imagens com pessoas fazendo biquinho e o V da vitória também são super clichês.
Bom senso, boas intenções e respeito. Aprecio fotos com conteúdo, divulgação cultural e comunidades interessantes.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Informação com conteúdo pornográfico, preconceituoso e informações pessoais que expõem a vida da pessoa, de forma que ela se coloque em risco.
Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Ele deve ser verdadeiro e um pouco diferente, para despertar o interesse -- porém, sem exageros. Acredito que a pessoa está ali para mostrar seus interesses, hobbies e gostos pessoais, mas isso não significa que o usuário precise de coisas mirabolantes para chamar atenção.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Apesar de o Orkut ter uma conotação mais pessoal do que profissional, muitas empresas e empregadores investigam via internet o perfil do candidato a uma vaga na empresa. Por isso deve-se ter cuidado com as informações que colocamos ali. É sua “imagem virtual” que está em jogo e, creia, ela vai se tornar real para alguém.
Por isso, não aconselho colocar fotos sensuais, imagens que mostram a pessoa bêbada, críticas a determinados usuários do Orkut. Também desaconselho discussões no Orkut.
Arrume uma foto no seu melhor ângulo. Se não tiver nenhum ângulo bom, apele para algum personagem que você goste. Mas evite cartoons e mascotes de time de futebol. Vá para um lado mais misterioso, menos óbvio, como o "coadjuvante simpático" de algum filme ou série de sucesso. Aquele carinha árabe do “Lost”, por exemplo.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Não use comunidades para afirmar o que você é/está sentindo. Tem pessoas que colecionam comunidades como se fossem figurinhas, só pelos nomes ou imagens engraçadas. Já vi pessoas com mais de 500. Nessa situação você acaba esquecendo ou deixando a manutenção delas de lado. Aí existem boas chances de comunidades como "Eu odeio meu chefe” ou "Se vacilar a fila anda", que você entrou faz tempo, em uma outra situação, com uma outra cabeça ou com o objetivo de mandar o recado para outras pessoas, acabarem magoando seu atual chefe, namorado e amigos.
Deve identificar o dono do perfil como referência intelectual ou exemplo de sucesso pessoal/profissional para os grupos sociais que ele já faz ou almeja fazer parte. Mas, independente de para quem o sujeito queira aparecer, é bom evitar tudo aquilo que não é novidade pra ninguém: letras de música batidas na descrição, frases-clichê nas legendas de foto, comunidades inúteis como "eu odeio acordar cedo" (quem gosta?) e todo tipo de coisa óbvia, simplesmente porque o óbvio é desinteressante.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Se você liga para o que os outros pensam, não deve publicar informações que o seu grupo social classifica como negativas. Quem quer se entrosar com os playboys fúteis da faculdade, por exemplo, não pode mostrar as fotos do final de semana na Praia Grande ao lado do Uno Mille 96 do pai. Assim como não pega bem exibir no álbum as bebedeiras do final de semana se o seu chefe for careta.
As mulheres devem evitar a vulgaridade. Já os homens devem evitar demonstrar que são os “bons”, os “gostosos da parada”. Quando falamos de imagem, vale a regra "mais é sempre menos".
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Fotos da família, por segurança.
Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
Acho que a principal questão é o que não deve ter, como os fakes de pessoas famosas e comunidades de cunho sexual. Acho bizarro alguém dizer "você viu? Tenho o Roberto Carlos no Orkut, agora to esperando o Obama me adicional". Para ser descolado, seja verdadeiro, porém agradável!
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Não pega muito bem divulgar imagens de pessoas peladonas. Imagina você ver o Roberto Carlos fake pelado? Também não acho legal divulgar informações pessoais: tem muita gente maluca no mundo.
Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Há pessoas que colocam informações demais, deixam os outros saberem muito sobre suas vidas. Entram em detalhes do trabalho, da vida pessoal. Eu não consigo ser assim, sinto que estão invadindo minha privacidade. Quanto às fotos, também existem as que são apropriadas e as que não são. Tem gente que não percebe isso.
Google tenta comprar direitos da Miramax para o YouTube (NY Post)
De acordo com o The New York Post, o Google está tentando fechar o maior negócio do YouTube até hoje, garantindo os direitos a arquivos da Miramax, que incluem filmes como "Kill Bill," "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, e "Onde os fracos não têm vez", dos irmãos Joel e Ethan Cohen.
O Post afirma que o Google está negociando com a Filmyard Holdings, futura dona da Miramax.
Em julho, a Walt Disney Co. anunciou que venderia a Miramax por 660 milhões de dólares ao consórcio Filmyard Holdings - e, segundo o Post, o negócio deve ser fechado no dia 10 de dezembro.
O jornal afirma ainda que o Google pode precisar também disputar a carteira de filmes da Miramax com a Netflix, gigante americana de aluguel de vídeos.
Um porta-voz do Google disse ao Post que "sempre conversamos com os estúdios sobre diferentes assuntos, e a Disney permanece sendo um valoroso parceiro do YouTube. Fora isso, não comentamos sobre rumores e especulações".
YouTube Live estreia no país com show sertanejo
Por meio da plataforma YouTube Live, o canal de vídeos do Google fará, no dia 30 de novembro, sua primeira transmissão ao vivo para os usuários brasileiros. O evento, batizado de YouTube Sertanejo Live, contará com a participação de artistas como Victor & Léo, Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius e Luan Santana. O show está marcado para as 20h e poderá ser visto, via streaming, pelo site www. youtube.com/sertanejo.
A expectativa dos organizadores é de que o show on-line seja visto por mais de 1 milhão de usuários. Para evitar delays na transmissão, o próprio YouTube Live recomendará a resolução de vídeo ideal, o que permitirá assistir ao show em baixa ou em alta definição.
O YouTube terá 150 profissionais envolvidos na produção, três caminhões de unidade móvel para transmissão em alta definição, mais de 20 câmeras em HD e dois diretores de vídeo, que trabalharão para o envio das imagens em tempo real.
O Google já realizou outras edições do YouTube Live com bandas como U2 e Arcade Fire. A escolha do Brasil para o primeiro evento desse tipo na América Latina deve-se ao fato de o país ser um dos maiores mercados do YouTube no mundo, segundo os organizadores.
A dupla Victor & Léo vai participar do evento YouTube Sertanejo Live
Onde achamos essa notícia
Recife sedia encontro de blogueiros e expoentes de redes sociais
Grupo conhecerá atrativos da cidade e ações que facilitam o acesso à informação Por: Rachel Motta O Recife recebe grupo de blogueiros e expoentes de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter em mais uma edição do Blogcamp, encontro que acontece desde 2007. O grupo composto por 30 internautas participará de um city tour especial sob o comando da equipe da Secretaria de Turismo do Recife. Na abertura do Blogcamp, dia 26 de novembro, a Prefeitura do Recife apresentará todas as ações na internet e mídias sociais que visam facilitar o acesso à informação seja para o cidadão como para o turista. Antes de acontecer no Recife, o Blogcamp já passou por Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Ceará. No Recife, as discussões acontecem durante a Expoidea – Feira do Futuro. O Recife foi escolhido para sediar o debate em 2010 por ter uma grande audiência na internet e ser um dos principais polos de informática e tecnologia do Brasil. “Vamos discutir e fomentar as novas formas de comunicação e lançar luz sobre a internet e como ela pode ser usada pelo mercado publicitário; comunicacional e governamental. Esta é a missão do primeiro BlogCamp – PE”, afirma Hilário Júnior, da organização do Blogcamp. Site Leia Moda |
Orkut ainda é rei absoluto, mas já dá sinais de cansaço
O Orkut ainda é rei absoluto no quesito redes sociais no Brasil. Estar numa rede social é estar no Orkut para 91% das pessoas, aponta estudo que o Ibope Mídia divulgou sobre o perfil do brasileiro nas redes sociais.
Pela pesquisa, entretanto, embora seja gigante, a rede social do Google já dá sinais de cansaço: 50% dos usuários acessam menos hoje do que quando entraram. E esse público que está deixando o Orkut um tanto de lado – mas não o abandonou – é principalmente da classe A (56%) e com idade entre 20 e 24 anos (58%).
Nesse cenário, Facebook e Twitter estão ainda bem longe de ganhar a maioria. Do total de internautas que usam redes sociais, 14% estão na primeira. E 13%, na segunda.
Os números ainda trazem um dado interessante: entre as pessoas conectadas às redes sociais, 29% ‘não imagina a vida’ sem elas. Essa paixão cresce entre os jovens (37%) e cai entre os adultos com mais de 40 anos (22%). Para 37%, as redes são acessadas mais de uma vez por dia. Só 9% acessam uma ou duas vezes por mês.
Por fim, Florianópolis é a cidade brasileira em que mais se acessa redes sociais, com 82% dos internautas conectados, seguido por Salvador (77%) e Rio de Janeiro (74%).
Orkut perde espaço
O Orkut é, em números absolutos, a rede social preferida do país. Mas os tempos agora são outros, e o Orku já não está mais sozinho. Outras duas redes socais estão agora competindo
O Ibope mídia publicou uma interessante
A pesquisa serve, em grande medida, para provar aquilo que já sabemos pela vivência: as redes sociais estão incorporadas a nossa vida (60% dos jovens usam redes sociais a mais de 3 anos), e que este acesso é feito por
E agora vem a parte mais interessante: Facebook e Twitter disputam a segunda posição, com 14% e 13% dos internautas conectados, contra 91% do Orkut.
Mas com estes números, porque o Orkut está perdendo espaço? O problema é que cada vez mais os internautas visitam menos o Orkut, mesmo tendo um perfil lá. E algumas razões para isso são a experiência de uso diferenciada destas redes, e o uso de dispositivos móveis como principal meio de acesso. 30% dos internautas acesssa as redes sociais de aparelhos móveis hoje, e quem já usou o Orkut no celular ou iPhone sabe que ele não é muito amigável.
É, realmente os tempo são outros. É bom que o Google se cuide.
Biz Stone, Fundador do Twitter, Planeja Criar Serviço de Notícias
Biz Stone ainda acrescentou que o Twitter, desde que surgiu como um serviço de compartilhamento de dados em real time, pode ser traduzido como um verdadeiro centro de news que surgem de todas as partes do mundo. As declarações foram feitas nos intervalos do evento Silicon Valley Comes to Oxford 2010. Nos dias atuais, o serviço conta com mais de 170 milhões de usuários cadastrados, que enviam quase 100 milhões de mensagens de até 140 caracteres por dia.
Além disso, o Twitter compartilha esse enorme fluxo de informações publicadas pelos usuários com sites como Google, Yahoo e Bing, da Microsoft, mas Stone diz que imagina que outras organizações de notícias possam buscar um acesso mais detalhado à todas essas informações em questão.
Tim Burton pede colaboração no Twitter para completar história
Cineasta já publicou 13 colaborações que mantêm a continuidade do roteiro
Site Ultimo Segundo
23 de novembro de 2010
Facebook fazendo moda
As décadas sempre tiveram febres.Febre de moda então, nem se fala.
Não se supreendam se por acaso vocês olharem por aí camisetas com as artes das redes, nada mais natural não é mesmo?
E para confirmar essa opinião reproduzo a matéria do site uol.com.br .
Tênis conceito mistura Adidas Superstar com visual do Facebook
Depois de olhar essa foto, tem viciado em tênis com os dedos coçando, procurando no Google onde vende, compartilhando no Facebook… calma! Não existe ainda. É apenas um tênis conceito desenvolvido pelo designer norte-americano Gerry Mckay.
O artista usou como base o clássico Adidas Superstar e adicionou alguns detalhes para deixar com a cara da rede social.
Mas como ainda não há previsão de produção ou venda, temos uma proposta: se gostar, clique em “curtir”. Divulgue! Se pelo menos 100 pessoas “curtirem”, o Gigablog se compromete em enviar a mensagem de vocês aos responsáveis pelo Facebook no Brasil. Vai que eles acham uma boa ideia e passam o recado a Mark Zuckerberg…
por Rodrigo Vitulli Gigablog
22 de novembro de 2010
Acesse
Seja bem vindo ao Eh Pexe!!!
Facebook está se tornando rapidamente o favorito entre crianças menores de doze anos
O Facebook pode não permitir oficialmente que crianças abaixo de 13 anos criem contas, mas isso não impede que alunos do primeiro ao sexto ano apontem o site
como uma de suas marcas mais adoradas de 2010.
De acordo com o Young Love, estudo anual da Smarty Pants®, principal empresa de pesquisa sobre jovens e família, a afinidade da marca Facebook na avaliação entre crianças de seis a 12 anos subiu 85 posições no ano passado e é agora uma das marcas Top 100 entre pré-adolescentes de 9 a 12 anos.
A mudança na avaliação do Facebook em 2009 está entre um dos aumentos mais significativos das mais de 270 marcas avaliadas por mais de 4.500 crianças e pais.
— Vemos as crianças utilizando o Facebook com seus amigos, pais, professores e acompanhantes todos os dias ao estudar as famílias, mas até mesmo nós ficamos surpresos com a grande mudança na classificação do Facebook — afirma Wynne Tyree, presidente da Smarty Pants.
— Ficamos impressionados de ver que a marca desbancou os favoritos das crianças como Barbie, Club Penguin e Harry Potter. Isso nos lembra de que — na alegria ou na tristeza — as crianças fazem parte das conversas de adultos no mundo contemporâneo.
Fonte: www.zerohora.com
Redes sociais afetam o cérebro do mesmo jeito que a paixão
Eis que a ciência aparece para explicar por que a gente gosta tanto de redes sociais. O pesquisador Paul J. Zak, professor da Claremont Graduate University (EUA), descobriu que uma simples troca de tweets ou um amigo curtindo nosso status no Facebook pode aumentar nossos níveis de oxitocina, conhecida como “hormônio do amor” (ela estimula sentimentos como empatia, generosidade e confiança, e tem altas quando estamos apaixonados).
A cobaia foi o jornalista Adam Penenberg (que conta a experiência toda aqui). Ele cedeu amostras de sangue antes e depois de passar 10 minutos batendo papo no Twitter. Nesse tempinho, seu nível de oxitocina subiu 13%. (Para se ter uma ideia, uma alta equivalente à observada em um noivo prestes a subir no altar.) E nem é só isso: seus níveis de cortisol e ACTH, hormônios ligados ao estresse, caíram 11% e 15%, respectivamente.
Isso leva a crer que o cérebro percebe o tempo que “perdemos” no Twitter e no Facebook, por exemplo, como se estivéssemos interagindo diretamente com pessoas queridas. E aí libera a oxitocina, que dá um pouquinho daquele “barato” que a gente sente quando se apaixona. Sem falar que, ao suavizar os hormônios do estresse, derruba também o risco de problemas cardiovasculares, como infartos e derrames. Ou seja: tuitar é bom para o coração em todos os sentidos. Justamente a desculpa que você precisava para procrastinar sem culpa, né?
21 de novembro de 2010
Google nega que aspira a competir nas redes sociais com Facebook
Provavelmente esses questionamentos já fizeram parte de conversas sobre redes sociais. Eu, que ultimamente tenho pesquisando bastante sobre elas, acredito que exista um fator muito importante e essencial: a concorrência.
A disputa por usuários é fator considerável entre as redes, e já começam com briga de cachorro grande como diria o famoso ditado.Leia a matéria abaixo.
O Google assegurou neste domingo que as redes sociais são parte de sua estratégia global e que serão incluídas em muitos de seus produtos, mas negou que aspire no futuro a competir com o gigante Facebook.
O diretor financeiro do Google, Patrick Pichette, declarou à televisão australiana "ABC" que "o mundo digital está explodindo, e tem muitos capítulos (...) um deles são as redes sociais".
Pichette indicou que sua empresa se acha agora no centro de uma economia digital crescente na qual o poder do computador "aumenta de forma dramática" e onde a inovação é chave para sobreviver.
"O buscador é claramente o produto essencial do Google, mas não é o único", acrescentou o executivo, lembrando que o impulso inicial da empresa na realidade não foi o dinheiro, mas entender que a internet está mudando o mundo.
O responsável do Google também opinou que as companhias Amazon e Apple estão na frente da corrida tecnológica, e a Microsoft é um concorrente "formidável".
Fonte: www.terra.com.brNem só de Twitter e Orkut vivem as redes sociais
Aposto que acontece o mesmo com milhares de pessoas conectadas na web. Pois bem, nosso blog tem por objetivo divulgar as principais redes(facebook,twitter,orkut,youtube) mas nem por isso, deixa de informar sobre outras redes.
O texto abaixo(do site oglobo.com) discorre sobre o aparecimento de novas redes e de internautas que já dispensam as redes"clichês". Acompanhe.
Do site oglobo.com
Nem só de Twitter, Facebook e Orkut vive o mundo das redes sociais. Novas redes estão surgindo a cada dia, mas com vocações temáticas, atraindo internautas com interesses específicos. São as chamadas redes sociais segmentadas, comunidades on-line que divulgam e promovem discussões, comentários e novidades ligadas aos mais diversos gostos: fama, casamento, culinária, empreendedorismo, empregos, idiomas, festas, finanças pessoais, futebol, gente bonita, livros, mães e futuras mães, mercado imobiliário, moda, música e letras, relações amorosas, terceira idade, turismo, vinhos... e a lista vai longe.
A socióloga Fátima Costa, atua na área de Sustentabilidade, é experiente em redes sociais como Hi5, Orkut, MySpace, Facebook e Twitter. Há cinco anos participa do site de compartilhamento de fotos Flickr e de outras semelhantes, como Olhares e FotoGlobo.
- Apesar de serem redes voltadas para fotografia, mesmo nelas, ou por meio delas, vivenciei histórias marcantes ao longo de muitos anos - revela. - Nesses sites ocorre bem mais do que gente simplesmente mostrando os clicks produzidos.
É verdade que tem havido certa confusão entre redes segmentadas e sites temáticos. Com a moda em alta, fica chique abrir uma aba "Comunidade" num site já existente e passar a chamá-lo rede social. Já alguns webmasters vêm construindo redes assim às pressas, com visual precário e funcionalidade instável.
Mas o mercado tem lá suas exigências e, para não passar essa imagem mambembe, quem quiser entrar nesse movimento pode e deve contratar quem realmente entende do assunto. No caso, um dos bambas é a Converdge.com, empresa gringa dedicada a construir sites de rede social para determinada especialidade ou tema. Uma de suas criações foi a rede social futebolística Kigol.