Caiu na rede...

A ideia desse blog é compartilhar com os usuários e interessados, informações relacionadas às redes sociais de forma interativa e descontraída. Curiosidades, novidades e tudo o que rola no ciberespaço você vê por aqui.
Entre e fique à vontade!

13 de novembro de 2010

Divulgada pesquisa sobre número de acessos das redes sociais

Pesquisa divulgada pela comsCore em agosto de 2010 revelou que o Brasil é o país em que o Twitter mais faz sucesso: 23% dos brasileiros online acessam este site. A diferença é pequena, mas a ferramenta de microblog perdeu para o Facebook em número de visitas. Em segundo lugar no ranking está o Windows Live, site que reúne serviços como Hotmail, armazenamento de blogs e fotos e MSN.

Os dados levam em conta apenas as visitas aos sites destes serviços a partir de computadores pessoais ou de empresas, deixando de lado os que acessam via celular. Outra ressalva é que computadores públicos, como os de LAN houses ou cafés, também não entram na conta.

As redes sociais são uma das principais atividades a que os brasileiros se dedicam online, ocupando 20% do tempo de navegação. De acordo com a pesquisa, o visitante médio do Orkut passa 4,6 horas por mês no site.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/conexaozh

Orkut X Facebook. Eis a questão

Há alguns meses noto que o boom das redes socias no Brasil, chamado Orkut, tem perdido seus usuários. Como diria aquela velha expressão"Devagar e sempre", cabe direitinho nessa mudança de comportamento. Ressalto aqui que um simples compartilhamento feito no meu perfil do facebook rendeu alguns comentários que de pessoas que afirmavam que mesmo há poucos dias na rede(FB) já achava muito melhor e que possivelmente o orkut estaria com os dias contados. Outra dizia que acessava muito mais o FB.

É meus @migos tive que pesquisar sobre a tal mudança e encontro mais uma vez, a pesquisadora e expert no assuntos sobre redes, Raquel Recuero. Confiram.

Apontaria os três fatores pelos quais o Facebook vem dando certo no Brasil (com algumas inclusões):

  • Aplicativos e Jogos - Eu diria que um dos grandes fatores motivacionais (se não o mais importante) para a migração para o Facebook está nos aplicativos e, de um modo especial, nos jogos. Também consultei para empresas de jogos e fiquei impressionada com a aceitação e o papel dessas ferramentas no crescimento do Facebook. Não se enganem, apesar da interface do Facebook ser uma barreira à adoção no Brasil, é cada vez maior a motivação para aprender por causa dos jogos. E o que é mais curioso: Essa adoção se dá entre usuários que não são normalmente early users. Como o jogo é adotado em grupo (a graça é jogar com e contra os amigos), há um grande espalhamento de convites para as redes offline, o que contribui para o crescimento do FB por aqui.
  • Ilusão de maior privacidade - Já comentei isso, mas um dos maiores problemas do Orkut hoje é a questão da privacidade. Essa é uma preocupação recente, especialmente entre os usuários de classes mais altas. O Facebook tem sérios problemas com a privacidade, mas passa a ilusão de que é mais privado. Além disso, muita gente descobriu as benesses de ter um grupo menor de pessoas adicionadas na sua rede social e como tem menos gente no Facebook, a rede não está muito clusterizada ainda e é possível ter menos gente com acesso ao seu perfil.
  • Diferenciação - Apesar de menos importante, eu apontaria a migração também pela diferenciação e de criação de fronteiras que foram apagadas no Orkut. As pessoas migram também porque querem estar num espaço diferente, onde não estão as partes negativas do Orkut/as populações e etc. Está baseada na ilusão de privacidade que falei acima.

Tem muitas questões que precisam ser observadas aí. Mas sim, acredito que o Facebook já é uma ameaça ao Orkut no Brasil. Não vejo uma migração em massa para o FB a curtíssimo prazo. Mas vejo uma perda de valor no Orkut que pode acarretar numa divisão de populações considerável e numa queda expressiva no tráfego a curto e médio prazo (na verdade, li em algum lugar que a queda já ocorria). E a longo prazo, talvez uma perda de usuários igualmente expressiva. Até porque estamos vendo acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu na Índia. Vamos esperar para ver.

Fonte: www.pontomidia.com.br

11 de novembro de 2010

Imortalizado pelo youtube

Quem lembra do famoso Dilma Boy?
O estudante universitário, Paulo Reis, 25 anos, que ficou conhecido por criar um vídeo no youtube, em apoio à sua canditada, durante as eleições presidencias no Brasil é um belo exemplo de que a receita criatividade e redes sociais dão certo. E como dão.
O cara foi tão criativo que sua paródia feita com a música, "Telephone", de Lady Gaga, e que em poucos dias, teve mais de cem mil de acessos.



Foi ou não foi imortalizado pelo nosso amigo youtube? Tem alguma sugestão?Mande pra gente!

Por que o Twitter é tão popular no Brasil?

Cada vez mais as pessoas estão aderindo as redes socias, atualmente o twitter e o facebook estão entre os mais acessados. Fato é que de em tão pouco tempo, cerca de um ano mais ou menos, se ouve falar no assuntos em lugares mais comuns, como no ônibus, no trem e em festas muitas vezes.
Por exemplo,"O fulano de tal tuitou tal coisa hoje à tarde, você viu?" ou "Ah! Eu vi que você comentou no facebook". O que quero dizer com isso, é que a prática é mais comum do que imaginamos, virou uma febre popular. A jornalista, professora e pesquisadora do PPGL e do curso de Comunicação Social da UCPel, Raquel Recuero, questiona a popularidade da ferramenta e justifica.

"O Twitter dá acesso a determinados tipos de capital social que outras ferramentas não dão, fazendo com que as redes sociais ali presentes funcionem como filtro das informações, organizando e tornando relevantes coisas específicas para seus grupos de interesse".

Confere abaixo matéria publicada na renomada revista americana Time com os comentários de Recuero sobre a popularidade do twitter.

A Time fez uma matéria já bastante comentada pela Rede a respeito da popularidade do Twitter no Brasil. De acordo com a revista, enquanto o Twitter pega cerca de 23% dos internautas no Brasil, só 11,9% dos americanos usam. Finalmente, o Brasil ainda seria responsável por quase 65% do tráfego no site. Já que estou acompanhando o Twitter de perto faz algum tempo, resolvi comentar.

A matéria traz uma entrevista com o James Green,da Brown University, que contextualiza as ferramentas de mídia social, dizendo que após anos de ditadura no Brasil, elas são um modo de "contra-atacar" com liberdade de expressão. Além disso, o professor cita ainda a criação de espaços de inclusão digital, o aumento da classe média, o contraponto à mídia tradicional.

Fonte: www.pontomidia.com.br

80% dos jovens estão nas redes sociais

Você passa quanto tempo na internet? Parou pra pensar né?
E ainda não tem noção de quantas horas destina do teu dia/noite preciosos em frente ao PC? Pois então, segundo pesquisa divulgada no site info.abril.combr , oito* em cada dez jovens, entre 13 e 17 anos, utilizam as redes sociais.

De acordo com o relatório, 63% dos entrevistados compartilham suas fotos na web; 57% compartilham vídeos; 37% postam em blogs e fóruns de discussão; 31% mantêm conversas com desconhecidos por meio de chat; e 5% transmitem informações sobre onde vivem e dos locais que costumam frequentar por meio de redes de geolocalização.

A pesquisa revelou ainda que 71% destes jovens atualizam seus perfis com frequência.

Apesar de revelarem informações que podem gerar riscos, 79% deles afirmam saber como se manter seguros online.

"Eles consideram a rede uma ferramenta diária essencial, que dá a liberdade de entrar em contato com seus colegas, bem como um lugar onde eles podem buscar entretenimento e conteúdo didático", disse Alexandre Momma, diretor de atendimento da TNS.

Entretanto, o especialista da McAfee, José Matias, gerente de Suporte Técnico da McAfee para a América Latina, faz um alerta em relação aos riscos dessa liberdade. "Ainda que a maioria dos jovens acredite que saiba como se proteger em ambientes online, em muitos casos eles compartilham informações pessoais com desconhecidos que podem trazer riscos caso esses dados sejam utilizados por pessoas mal-intencionadas", comentou o executivo.

Fonte: http://info.abril.com.br/

*O número é de uma pesquisa encomendada pela McAfee junto à empresa TNS.

Post de Pri Rodrigues

Estreia na rede


Olá @migos e @acompanhantes do blog ehpexe, este meio de comunicação pretende entre outras coisas compartilhar com vocês assuntos a respeito das redes sociais e suas influências no mundo digital e também porque não dizer fora dele?

As contribuições serão muito bem vindas no que se tratar de orkut, facebook, twitter, youtube e o que mais tiver sobre o tema. Chega de papo e vamos aos post que andam rolando na rede, afinal de contas caiu na rede EHPEXE!