Caiu na rede...

A ideia desse blog é compartilhar com os usuários e interessados, informações relacionadas às redes sociais de forma interativa e descontraída. Curiosidades, novidades e tudo o que rola no ciberespaço você vê por aqui.
Entre e fique à vontade!

11 de novembro de 2010

Por que o Twitter é tão popular no Brasil?

Cada vez mais as pessoas estão aderindo as redes socias, atualmente o twitter e o facebook estão entre os mais acessados. Fato é que de em tão pouco tempo, cerca de um ano mais ou menos, se ouve falar no assuntos em lugares mais comuns, como no ônibus, no trem e em festas muitas vezes.
Por exemplo,"O fulano de tal tuitou tal coisa hoje à tarde, você viu?" ou "Ah! Eu vi que você comentou no facebook". O que quero dizer com isso, é que a prática é mais comum do que imaginamos, virou uma febre popular. A jornalista, professora e pesquisadora do PPGL e do curso de Comunicação Social da UCPel, Raquel Recuero, questiona a popularidade da ferramenta e justifica.

"O Twitter dá acesso a determinados tipos de capital social que outras ferramentas não dão, fazendo com que as redes sociais ali presentes funcionem como filtro das informações, organizando e tornando relevantes coisas específicas para seus grupos de interesse".

Confere abaixo matéria publicada na renomada revista americana Time com os comentários de Recuero sobre a popularidade do twitter.

A Time fez uma matéria já bastante comentada pela Rede a respeito da popularidade do Twitter no Brasil. De acordo com a revista, enquanto o Twitter pega cerca de 23% dos internautas no Brasil, só 11,9% dos americanos usam. Finalmente, o Brasil ainda seria responsável por quase 65% do tráfego no site. Já que estou acompanhando o Twitter de perto faz algum tempo, resolvi comentar.

A matéria traz uma entrevista com o James Green,da Brown University, que contextualiza as ferramentas de mídia social, dizendo que após anos de ditadura no Brasil, elas são um modo de "contra-atacar" com liberdade de expressão. Além disso, o professor cita ainda a criação de espaços de inclusão digital, o aumento da classe média, o contraponto à mídia tradicional.

Fonte: www.pontomidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário